domingo, 4 de novembro de 2012

Lolita não é cosplay!

Hey People!

Eu decidi fazer esse post porque eu não aguento mais ouvir otakus que não procuraram saber o básico da moda falando que Lolita é cosplay. E também porque eu vejo várias meninas que não sabem como fazer um outfit, escolhendo qualquer tecido, usando saia curta acompanhada de um tênis all star, e falando que estão vestidas de "cosplay Lolita". ¬¬
Repetindo mais uma vez: LOLITA NÃO É COSPLAY!

Agora eu vou começar o post apontando algumas diferenças entre os dois, e algumas coisas para se tomar cuidado.

Materiais Usados: Em Lolita os materiais usados em uma roupa são minuciosamente escolhidos, ou seja, não é qualquer tecido que se encaixa na moda, eu já fiz um post sobre os tecidos usados frequentemente em Lolita. Eu vejo várias itas ( meninas que tentaram fazer um outfit Lolita, mas falharam nas regras básicas), usando tecidos brilhantes em Lolita, algo que deve ser evitado. E também deve-se evitar rendas de nylon( algo muita usado em cosplays)
Em um cosplay, que é uma fantasia, pode ser usado qualquer tipo de tecido, até mesmo os brilhantes. E não é porque um cosplay tem babados e rendas que ele é considerado Lolita, pois ele ainda é uma fantasia de um personagem.
Exemplo:

Apesar de ter babados e rendas e imitar algumas coisas da moda Lolita, essa roupa continua sendo um cosplay por dois motivos:
 1- Porque está imitando a roupa de uma personagem ( a Stocking no caso)
 2- Não segue as regras básicas( saia em volta do joelho, bons tecidos, e também o jeito do vestido não se encaixa na moda).


Lolita é moda: Cosplay é uma fantasia de um personagem de anime, jogos e filmes. Lolita é uma moda urbana japonesa que se inspira nas crianças do século xix e na cultura kawaii, que tem como objetivo se parecer fofa e adorável.E tem algumas garotas que usam esse estilo em seu dia-a-dia e até como estilo de vida (lifestyle). Aí está uma foto de uma Lolita de verdade! Seguindo as regras básicas da moda.♥



Lolitas não querem ser sexy:  Tem pessoas( prinicpalmente otakus), que associam o nome "Lolita" com o livro, ou com o termo Lolicon do Japão (presente em animes e mangás, sinônimo de pedofilia). E a moda Lolita NÃO tem nenhuma relação com esse termo e o livro "Lolita" em si. 
Nós Lolitas não queremos ser sensuais, mas queremos exatamente o contrário disso, que seria a fofura. hahaha. 
Lembro também de dúvidas em relação ao Ero Lolita, como pessoas achando que ero Lolita é usar bloomers (sem o uso de saias), com corpetes de pvc e cintas ligas. Apesar do nome "Ero", o sub-estilo continua pertencendo à moda Lolita, ou seja, terá de usar saia em volta do joelho, ou um pouquinho mais curta, e não mostrará as pernas, e continuará a usar meias. A única diferença nesse sub-estilo é que você pode ousar um pouco mais, como não usar mangas, saia um pouquinho acima do joelho, etc. Mas sem desrespeitas as regras básicas.

Nem tudo se encaixa em Lolita: Alguns acessórios não se encaixam em Lolita como se encaixam em cosplays. Tem alguns acessórios que se você usá-los em Lolita ficará bem ita e irá empobrecer seu outfit. Como, por exemplo: Orelhinhas de gato ( as famosas nekomimis), tênis all star, corset sem blusa por baixo, meia arrastão, arm warmer, tiaras de rendas de nylon, rabos de animais, sapatilhas( isso é bem comum entre as itas), maquiagem exagerada, etc. Dê uma bela pesquisada em revistas japonesas e comunidades do face sobre a moda, e assim você vai acostumando seus olhos e vendo o que se encaixa e o que não se encaixa em Lolita.





Duas coisa bem comuns em eventos de animes, uma tiara ita mal-feita e um arm warmer. Duas coisas que DEVEM ser evitadas em um outfit Lolita.


Pronto terminei a comparação entre os dois. Agora irei responder uma coisa que todas as lolitas uma vez já pararam e pensaram, a pergunta é: " Se eu copiar a roupa de uma personagem Lolita de anime, que respeita todas as regras, com os tecidos certos, será um cosplay ou uma roupa Lolita?"
E a resposta é: Continuará sendo um cosplay, mesmo você usando os materiais legítimos e a roupa seguindo as regras básicas de Lolita. Resumindo, será uma roupa Lolita no anime, mas será um cosplay se você copiar a roupa da personagem.

Por exemplo:



Essa roupa que a Miwako (Paradise kiss) está usando, é Lolita. Mas se você copiá-la é cosplay!♥
Mas de qualquer jeito, são raras as personagens de anime que realmente são Lolitas legítimas, porque maioria delas são itas, ou tentaram imitar algum vestido Lolita, mas deu errado.

Nossa esse Post cansou um pouquinho!
Mas espero ter ajudado a conscientizar as pessoas.♥ Agora vou comemorar meus 100 seguidores, Yay!

Bjs açucarados! Até o próximo post!


12 comentários:

  1. Post simplesmente perfeito!! Depois disso insistir em ser ita ou afirmar que lolita é cosplay será muita filhadaputagem!! (prontofalei >_<)!

    ResponderExcluir
  2. Sou lolita novata, mas circulo no meio Jpop a algum tempo. Até bem pouco eu ñ sabia que lolitas tinham tantas regras e me confundi porque pessoas me disseram q cosplays ou visuals eram lolitas. Mas, agora, estui bastante e já estou produzindopeças lolita, sempre com o cuidado de ver se encaixam nas especificações. Eu só perdoo que me chama de cosplay se for uma pessoa que ñ conhece nada de moda japonesa(ninguém que ñ participa desse meio é obrigado a conhecer), mas pras pessoas que frequentam, é sempre bom procurar informações, pra ñ passar cexameM
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  3. Oi linda, te indiquei pra fazer um meme: http://thepastelstreet.blogspot.com.br/2012/11/meme.html

    E também, AMEI o post! Sério, amei mesmo! Falou e disse! Dá uma raiva quando vejo alguém perguntando pra uma loli se ela tá fazendo cosplay de Misa ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado à todas pelos comentários, e também pelos selinhos!
      Muitos bjs!!

      Excluir
  4. Olá \o ... tem um selinho e uma tag pra você lá no meu blog ^^ . http://lady-cereja.blogspot.com.br/2012/11/selinho-tag.html?showComment=1352767369723#c6694079118874716321

    ResponderExcluir
  5. Oie! Tem um selinho pra você no meu blog também, é o mesmo da Dayse chan haha!
    http://darkmedora.blogspot.com.br/2012/11/selinho-tag.html
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  6. Então, eu queria saber se uma ghotic lolita pode usar um coturno como sapato......?

    ResponderExcluir
  7. pode me indicar algum site para min comprar peruca?

    ResponderExcluir
  8. Oi...
    primeiramente gostaria de dizer que seu blog é perfeito
    comecei a me interessar pela moda lolita a pouco tempo e estou completamente perdida...
    Como prefiro pesquisar antes de dizer que queria ser lolita,eu fui no google e achei seu blog
    *-*(muito fofo)
    Entao se pudesse me dar umas dicas eu ficaria muito feliz!
    obrigada por tudo
    Marie

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o post, mas, as Punk lolitas são Lolitas? Eu andei vendo imagens e elas usam saias acima do joelho, e Arm Warmers. Isso faz com que elas deixem de seu lolitas?

    ResponderExcluir
  10. Os otakus são o mais atraido por lolis dai vem a fama... Kawaii, fofo, blz não precisa ser sexy, mas o garoto gosta dessa fofuro? Lolita não é um cosplay? Depende...
    Admita descobriu Lolis antes ou dps de saber de animes?

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que cada um faz o que quiser e deu. Ninguém tem grana pra ficar comprando os tecidos ESPECIFICOS do treco. Já vi lolitas seguindo teu senso e achei bem bosta e vi lolitas mais "pobres" como tu disse, que arrasaram no evento. Cada um faz com que pode, ninguém aqui caga dinheiro. Para de cagar regra no cosplay/lolita alheio, o importante é se divertir e fazer o que tem vontade. #PAZ

    ResponderExcluir